A Feira de Artes do Trianon é realizada todos os domingos no calçadão da Avenida Paulista, em frente

ao Parque Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, um dos últimos redutos de mata atlântica, 48.624 m2, no coração da mais paulista das avenidas, a Paulista. A Feira localiza-se de frente ao MASP (Museu de Artes de São Paulo), realizada todos os domingos das 9,00 às 17,00 hs. e tem um número médio de 160 expositores. Sua origem remonta

ao final da década de 1970, quando um grupo de expositores exibia suas obras no passeio da

Avenida Paulista. Em 1985, houve um remanejamento de expositores que se encontravam dispersos

para esta área, originando a feira atual.

A Feira divide-se em dois segmentos artísticos: Artesanato e Artes Plásticas, bem como Alimentação e Floricultura. Conta com toda a infraestrutura indispensável para a realização de um evento, garantida por uma equipe particular de segurança, além de uma unidade móvel da Polícia Militar.

O acesso não poderia ser mais fácil, pois é servida pelo Metrô, vastas linhas de ônibus, bem como ampla rede de estacionamentos.




Para efeito de consultas, a feira está dividida em vários segmentos, que estarão disponibilizados individualmente no índice

ARTES PLÁSTICAS

Pinturas: Óleo - Acrílico - Aquarela

Esculturas: Madeira - Concreto Celular

Retratistas e Desenhos

ARTESANATOS

Peças de argila; bijuteria em metal; bijuterias com sementes e palha;bordados; caixas; camisetas estampadas; cerâmica/decoupage; cobre esmaltado; confecção/malha; confecção/couro, crochê; sisal; bolsas e cintos; máscaras; cerâmicas; peças em epóxi; prataria; quadros; toalhas; vime; porcelana; roupas artesanais; confecção em tear; bolsas em couro; velas; tapeçaria em sisal; bijuterias em pedra; confecção indiana; ; tricô, brinquedos em madeira; miniaturas em madeira e outros.

PEDRAS

Peças em pedra; pedras e gemas semipreciosas

ALIMENTAÇÃO

Salgadinhos, comida baiana, sorvetes, bolos e doces, chocolates caseiros, comida mexicana, e bolinhos de bacalhau

FLORES ORNAMENTAIS

Flores, mudas, árvores ornamentais e frutíferas


CONSULTE O ÍNDICE BAIXO E CLIQUE NO PRODUTO E ARTISTA DESEJADO

ÍNDICE/TRABALHOS/ARTISTAS (clique nos trabalhos desejados)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Artesão da SUTACO tem acesso gratuito a Museus do estado de São Paulo até 30/04


Comunicado aos Artesãos,Em Destaque,Transparência por Sutaco
Em comemoração do Mês do Artesão (março), a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, ofereceU, oferecendo a oportunidade de ampliar seu repertório e referências.
A SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) é uma autarquia vinculada à SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo).
A missão da SUTACO é o fomento ao artesanato como forma de geração de renda e a preservação, desenvolvimento e promoção do artesanato paulista.
O artesanato é importante manifestação da cultura de uma comunidade e também forma significativa de promoção do desenvolvimento local de modo economicamente viável, ambientalmente responsável e socialmente justo.
Ao se cadastrar na SUTACO, o artesão obtem a Carteira que o identifica como profissional do artesanato, o que facilita sua inserção econômica e social e dá acesso a serviços prestados pela autarquia, entre eles:
- Divulgação: internet, impressos e mídia em geral.
- Comercialização: a SUTACO adquire peças representativas do artesanato do estado para venda em suas lojas, feiras e eventos, a preços acessíveis.
- Emissão de Nota Fiscal: permite e facilita as operações que necessitam desse documento, com isenção de ICMS. O artesão paga apenas 5% pelo serviço prestado.
- Cursos: Através de parcerias com instituições, são oferecidos oficinas e cursos gratuitos de técnicas artesanais e desenvolvimento de produto, ministrados por artesãos selecionados em Edital promovido pela SUTACO.
A SUTACO também investe em pesquisa, preservação e difusão da memória e dos saberes relacionados ao artesanato paulista. Atualmente, a autarquia cadastra cerca de cinco mil artesãos a cada ano em todos o estado. Possui agentes de cooperação que representam a Sutaco em mais de 210 cidades.

Com a parceria, os equipamentos na capital para os quais o acesso dos artesão é gratuito no período de 28/03 a 30/04/2012, mediante a apresentação da carteira da Sutaco no prazo de validade, são:
Na Capital:

1. Casa das Rosas
2. Estação Pinacoteca
3. Memorial da Resistência
4. Museu Afro Brasil
5. Casa Guilherme de Almeida
6. Catavento
7. Museu da Casa Brasileira
8. Museu da Imagem e do Som
9. Museu da Língua Portuguesa
10. Museu de Arte Sacra
11. Museu do Futebol
12. Paço das Artes
13. Pinacoteca do Estado

No interior do estado:

1. Museu Casa de Portinari, em Brodowski;
2. Museu Índia Vanuíre,em Tupã;
3. Museu do Café, em Santos;
4. Museu de Esculturas Felícia Leirner, em Campos do Jordão.

Alguns desses equipamentos já tem acesso gratuito normalmente; não deixe de visitá-los! www.cultura.sp.gov.br
Para conhecer melhor o trabalho da SUTACO, acompanhe o site www.sutaco.sp.gov.br e suas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário