Em comemoração do Mês do Artesão (março), a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, ofereceU, oferecendo a oportunidade de ampliar seu repertório e referências.
A SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) é uma autarquia vinculada à SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo).
A missão da SUTACO é o fomento ao artesanato como forma de geração de renda e a preservação, desenvolvimento e promoção do artesanato paulista.
O artesanato é importante manifestação da cultura de uma comunidade e também forma significativa de promoção do desenvolvimento local de modo economicamente viável, ambientalmente responsável e socialmente justo.
Ao se cadastrar na SUTACO, o artesão obtem a Carteira que o identifica como profissional do artesanato, o que facilita sua inserção econômica e social e dá acesso a serviços prestados pela autarquia, entre eles:
- Divulgação: internet, impressos e mídia em geral.
- Comercialização: a SUTACO adquire peças representativas do artesanato do estado para venda em suas lojas, feiras e eventos, a preços acessíveis.
- Emissão de Nota Fiscal: permite e facilita as operações que necessitam desse documento, com isenção de ICMS. O artesão paga apenas 5% pelo serviço prestado.
- Cursos: Através de parcerias com instituições, são oferecidos oficinas e cursos gratuitos de técnicas artesanais e desenvolvimento de produto, ministrados por artesãos selecionados em Edital promovido pela SUTACO.
A SUTACO também investe em pesquisa, preservação e difusão da memória e dos saberes relacionados ao artesanato paulista. Atualmente, a autarquia cadastra cerca de cinco mil artesãos a cada ano em todos o estado. Possui agentes de cooperação que representam a Sutaco em mais de 210 cidades.
Com a parceria, os equipamentos na capital para os quais o acesso dos artesão é gratuito no período de 28/03 a 30/04/2012, mediante a apresentação da carteira da Sutaco no prazo de validade, são:
Na Capital:
1. Casa das Rosas
2. Estação Pinacoteca
3. Memorial da Resistência
4. Museu Afro Brasil
5. Casa Guilherme de Almeida
6. Catavento
7. Museu da Casa Brasileira
8. Museu da Imagem e do Som
9. Museu da Língua Portuguesa
10. Museu de Arte Sacra
11. Museu do Futebol
12. Paço das Artes
13. Pinacoteca do Estado
No interior do estado:
1. Museu Casa de Portinari, em Brodowski;
2. Museu Índia Vanuíre,em Tupã;
3. Museu do Café, em Santos;
4. Museu de Esculturas Felícia Leirner, em Campos do Jordão.
Alguns desses equipamentos já tem acesso gratuito normalmente; não deixe de visitá-los! www.cultura.sp.gov.br
Para conhecer melhor o trabalho da SUTACO, acompanhe o site www.sutaco.sp.gov.br e suas redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário