ENTENDA A POLÊMICA DE NOVO PARQUE NA PAULISTA E DA ESCULTURA
por Regiane Teixeira (Revista Época)
Escolha de nome de novo parque na avenida Paulista causa polêmica
Mesmo antes de ter um projeto final em andamento, a idéia de um novo parque na avenida Paulista está causando atrito entre alguns moradores da cidade e a Prefeitura. O local da futura obra é um terreno baldio na esquina entre a avenida Paulista e a alameda Ministro Rocha Azevedo. Entre 1913 e 1968, foi lá que residiu o advogado e escritor paulistano René Thiollier, um dos principais apoiadores e patrocinadores da Semana de Arte Moderna de 1922. O casarão no número 1.853 da avenida Paulista, que ficou conhecido como Villa Fortunata, foi demolido e o local vai virar o Parque Municipal Mário Covas.
A decisão da Prefeitura de homenagear o ex-governador e não René mobilizou a família Thiollier, intelectuais e artistas em protesto para a mudança do nome. Segundo a artista plástica Di Bonetti, amiga que fala em nome da filha do mecenas, Nazareth Thiollier, René foi um homem participativo na história de São Paulo e precisa ser reconhecido. “Mário Covas merece todas as homenagens, ele já recebeu nome de praça (no bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste) e do rodoanel, e RenéThiollier tem um envolvimento com a cidade que não pode passar em branco”, afirma.
Além de apoiador da Semana de Arte Moderna de 1922, René Thiollier participou da formação da Academia Paulista de Letras, foi combatente da Revolução Constitucionalista de 1932 e um dos organizadores do Teatro Brasileiro de Comédias – TBC. Aos 88 anos, a artista plástica Nazareth Thiollier, filha de René, é a principal envolvida no movimento para a mudança do nome do parque e está escrevendo um livro sobre o pai. Ela produziu um busto em homenagem à René, mas não aceita que ele seja colocado no parque se ele não se chamar René Thiollier. “A classe artística está se unindo e estamos organizando um protesto em frente ao terreno para o começo de junho”, conta a amiga e porta-voz de Nazareth, Di Bonetti.
A assessoria de comunicação da Prefeitura diz que a decisão do prefeito Gilberto Kassab foi tomada por causa da importância de Mário Covas para a história da cidade. Por meio de nota foi comunicado que “o prefeito também reconhece a importância histórica de René Thiollier para São Paulo e considera a possibilidade de homenagear no local a memória do grande intelectual e da Villa Fortunata.” O parque ainda não tem data de inauguração e, no momento, está sendo realizado o levantamento topográfico cadastral, que permitirá o desenvolvimento do projeto executivo para o detalhamento dos equipamentos e o manejo de vegetação na área de 5.396 metros quadrados.
Os artistas que protestam para a mudança do nome do parque lançaram uma página na internet pedindo apoio ao manifesto e contando a história de René Thiollier.
O QUE DIZ A FUNDAÇÃO MÁRIO COVAS SOBRE A ESCULTURA
Segundo a Fundação Mário Covas, através do seu presidente Sr. Marcos Mendonça, uma estátua com cinco metros de altura, denominada "Sonho de Liberdade", seria doada para ser instalada no Parque Prefeito Mário Covas ( Av. Paulista X Alameda Ministro Rocha Azevedo), frente para calçada, no lugar do reservatório de água hoje existente, veja a ilustração abaixo. A estátua será um Memorial ao ex prefeito Mário Covas, foi aprovado em todas as instâncias, o projeto já foi elaborado e a estátua esculpida, bastando apenas a aprovação do Conselho Gestor dos Parques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário